top of page
Trabalhos Selecionados
Lista de Trabalhos

LÁ PERTO DA PONTE DO SABIÁ



A Escola Estadual Professor Quaresma está localizada no centro industrial da cidade de Cataguases, rodeada por uma construção histórica interessante, aproximando-se, também, da zona rural do município. Para boa parte de seus alunos, os estereótipos não mudam, continuando a ser “os da roça” ou, apenas, aqueles que vêm Lá da Ponte do Sabiá.


Assim, as primeiras ideias para o projeto surgiram durante as aulas de Língua Portuguesa, ministradas nas duas turmas do 9°ano do Ensino Fundamental. Em uma avaliação bimestral, um dos temas abordados foi sustentabilidade, explorado através do gênero textual “tirinha”. A partir da leitura e interpretação individual, os alunos deveriam produzir um pequeno texto argumentativo, de no máximo 10(dez) linhas, que dialogasse com a temática. O resultado avaliativo desta questão, porém, não atendeu aos objetivos propostos, ocasionando a construção do projeto “Lá perto da Ponte do Sabiá”.


Ao propor este projeto, a professora optou por abandonar a sala de aula, levando os estudantes para fora dos muros da escola, a fim de que os mesmos observassem com criticidade a redondeza, pensando em possibilidades de produzirem textos jornalísticos a partir da realidade apresentada Este foi um propósito, também, para trabalhar o senso de coletividade, construindo o sentido e o significado de pertencimento às raízes e aos espaços que se eternizam na memória, como no caso, a escola.


O trabalho, então, considerou o tema “sustentabilidade”, perpassando os gêneros textuais jornalísticos, com especial atenção para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à inferência, à produção de textos argumentativos, ao reconhecimento de perigrafia, e distinção entre os gêneros mediante suas características, além de sistemáticos exercícios gramaticais como subordinação; concordância e regência.


Para facilitar o trabalho, os estudantes foram divididos em grupos e convidados a registrarem imagens locais, através da fotografias com o uso do celular, e considerando o tema proposto, no caso sustentabilidade. As imagens foram para as redes sociais e blogger da escola com objetivo de divulgar e estimular a escrita dos alunos.


O projeto estendeu-se através da organização do Café Solidário, envolvendo toda comunidade escolar, ampliando o diálogo em prol de uma Escola sustentável e promovendo parcerias importantes. Para este Café, os alunos convidaram um(a) conhecido (a) das proximidades, podendo ser um parente, amigo ou vizinho que gostasse de lidar com a terra e tivesse interesse e disponibilidade para ajudar. A partir desse ponto, iniciaram as atividades para a revitalização do espaço verde escolar por meio da conscientização e do protagonismo dos alunos do 9° ano que foram instruídos a ajudar na formação dos demais alunos da escola e no incentivo da participação da comunidade.


O resultado do trabalho no primeiro semestre foi a construção coletiva da horta escolar e sua manutenção, o olhar sobre a preservação do espaço físico escolar, o plantio de mudas para cerca viva e jardins; a participação concreta de muitos autores nesse processo, o planejamento de ações interdisciplinares para segundo semestre, a melhoria do acesso e difusão das mídias sociais no processo ensino e aprendizagem e organização e aplicação de oficinas para produção do Jornal Escolar.

 

Professora em Destaque

Valéria Aparecida Dias Vilela

Valéria Aparecida Dias Vilela é graduada em Letras pela Faculdades Integradas de Cataguases (FIC), em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especializada em Estudos Literários pela (UFJF) e em Supervisão, Orientação, Inspeção pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC).


Atuou como Professora nas redes municipal, particular, no sistema prisional de Cataguases e como Analista Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, durante a implementação do Programa Reinventando o Ensino Médio.


Atua como Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto e Escola Estadual Professor Quaresma, ambas em Cataguases.


bottom of page