MEMÓRIAS 110 ANOS
O Projeto “Memórias 110 anos” foi desenvolvido em 2016, dentro das comemorações de aniversário da Escola Estadual Professor Botelho Reis, no município de Leopoldina. Fundado em 03 de junho de 1906, com o nome de Ginásio Leopoldinense, ficou conhecido nacionalmente como uma instituição de ensino de excelência, elevando o nome de Leopoldina e do estado de Minas Gerais.
Ao propor o projeto “Memórias 110 anos”, os alunos embarcaram com entusiasmo, garimpando pelas dependências da escola objetos que sobreviveram ao tempo, como documentos raros, mobiliário de época, objetos diversos dos séculos XIX e XX, que estão dispostos na secretaria, diretoria, sala de aula, nos laboratórios de física, química, microbiologia, farmacologia, no museu de história natural entre outras oficinas que funcionaram na escola ao longo de sua existência.
Além das pesquisas bibliográfica e de campo, os alunos utilizaram a pesquisa oral, dialogando com ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários que, com suas vivências, enriqueceram muito o trabalho de pesquisa.
A partir da conscientização dos estudantes de que todos estavam em um imóvel que guarda, não só um prédio imponente, tombado pelo IEPHA em 1996, com grandes janelas e portas de madeira, mas, também, histórias de muitas vidas que por ali estiveram e deixaram sua contribuição, desenvolveu-se um sentimento de pertencimento e valorização do patrimônio da escola.
Ao longo do projeto, os alunos entenderam que todos têm responsabilidade com a preservação do patrimônio material, imaterial e cultural da comunidade e que é preciso cuidar para que este patrimônio seja preservado como parte importante da herança histórica e artística a ser deixada para as gerações futuras.
A culminância do projeto foi a montagem da Exposição “Memórias 110 anos” onde ficaram expostos documentação, mobiliário, quadros, objetos e pesquisas realizadas pelos estudantes. Visitaram a exposição autoridades locais, o Diretor da SRE-Leopoldina, representantes da Secretaria Municipal de Educação, todos os alunos, professores e funcionários da escola, alunos de escolas das redes municipal, estadual e particular, ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários, a imprensa local e público em geral.
Professor em Destaque
Adilson José Ramos Ferreira
Adilson José Ramos Ferreira é Graduado pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, licenciatura plena em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas, estilista, designer de moda e Professor de Artes/ História das Artes na Escola Estadual Professor Botelho Reis. Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado e Escola Municipal Osmar Lacerda França, em Leopoldina, além de possuir variados cursos de capacitação, extensão e eventos em temáticas transversais e assuntos afins.
É Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura de Leopoldina e membro da Diretoria do Sindute/Leopoldina.
Atuou como Professor de música popular e folclórica no Conservatório Estadual de Música Lia Salgado.