INTEGRAÇÃO FAMÍLIA, ESCOLA E MUNICÍPIO
Este trabalho interdisciplinar foi desenvolvido na E.E. Miranda Manso, em Santo Antônio do Aventureiro, com os alunos do Ensino Médio pelos professores de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Arte, Ensino Religioso e Sociologia. A proposta teve como referência o Hino Municipal e foi através do conteúdo dos seus versos que os alunos puderam pesquisar e conhecer melhor as características do município onde residem.
Inicialmente, o professor de Língua Portuguesa, Antônio Pires Sampaio, solicitou aos alunos do Ensino Médio uma produção de texto intitulada “O lugar em que vivo”. A partir destas produções, o professor diagnosticou o desconhecimento dos estudantes sobre a história local, surgindo, então, a ideia de desenvolver um trabalho de pesquisa sobre Santo Antônio do Aventureiro.
A partir daí, o referido professor, durante a reunião pedagógica, fez a exposição dos textos para que os demais docentes pudessem observar a situação apresentada no que se refere ao desconhecimento dos estudantes sobre fatores relacionados à cultura do município como: a linguagem, a economia, a história, a geografia, o folclore, as festas religiosas, a sociedade e os homens que fizeram a história local. Todos, então, aderiram à ideia, criando o projeto “Integração Família, Escola e Município que levou os alunos a pesquisarem em diversas fontes, tomando como ponto de referência a letra do Hino Municipal, num trabalho de análise da história do município, bem como dos homens que ajudaram a construí-la.
Inicialmente, as turmas foram divididas em grupos para que cada professor determinasse um aspecto a ser pesquisado por cada grupo. Em Matemática, por exemplo, pesquisou-se os cadernos antigos onde constavam anotações de negociações e formas de contas desconhecidas, como a fórmula “dos nove fora”. Este trabalho despertou a curiosidade de todos, sendo que cada professor, através de sua criatividade e conforme a sua disciplina, pode contribuir para o resgate do conhecimento da história local, seu patrimônio cultural, sua geografia marcada pelas belezas naturais, assim como a agricultura, base da economia de uma sociedade totalmente rural.
Cada grupo, após pesquisas e estudos, pode apresentar suas conclusões para as turmas, produzindo, em seguida, outro texto com o mesmo tema “O lugar em que vivo”. Observou-se que os alunos, através do trabalho de pesquisa, enriqueceram seus conhecimentos descrevendo com propriedade o tema proposto, manifestando opiniões e argumentos precisos sobre a realidade atual do município.
Na culminância do projeto, foi desenvolvido um ciclo de palestras voltadas para a proposta curricular da inclusão. Todo o planejamento foi estruturado mediante a preocupação com a relação dos membros que formam a família e com o uso de drogas na região. Os temas tratados tiveram como principal propósito atrair jovens e adolescentes, na perspectiva de um projeto de vida, para a reversão da situação de marginalização e exclusão.
Professor em Destaque
Antônio Pires Sampaio
Antonio Pires Sampaio possui Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Fundação Educacional de Além Paraíba – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Prof.ª Nair Fortes Abu Merhy, com Pós-Graduação "Lato-Sensu" na área de Educação-Concentração: Língua Portuguesa, pela mesma Instituição.
Atua como Professor de Língua Portuguesa na Escola Estadual "Miranda Manso", em Santo Antônio do Aventureiro e Professor Bibliotecário na Escola Municipal "São Domingos", no distrito de São Domingos.