INTERVALO CULTURAL
A Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, localizada no município de Cataguases, desenvolve o projeto “Intervalo Cultural” visando um trabalho interdisciplinar que oportunize aos estudantes do Ensino Médio momentos de cooperação, integração, socialização, cidadania, resgatando valores como responsabilidade, companheirismo e respeito à diversidade. A proposta envolve a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes durante o tempo destinado ao intervalo, em dias específicos, contribuindo para a garantia da formação integral dos mesmos, através de atividades artísticas e culturais.
Além da integração entre as diversas áreas do conhecimento, o projeto busca desenvolver as inteligências múltiplas, corporal, interpessoal, intrapessoal, espacial, musical e linguística, contribuindo para o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
As atividades propostas contemplam a valorização das diversas manifestações culturais, o desenvolvimento de habilidades artísticas em geral, produção de diferentes textos, interpretação gestual, interpretação musical, interpretação de talentos e interação com a comunidade escolar, além da interação entre os alunos das diversas turmas, divulgando os trabalhos artísticos dos estudantes, revelando talentos e resgatando a identidade cultural local.
Professores em Destaque
Odete Valverde Oliveira Almeida
Odete Valverde Oliveira Almeida é graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases (FAFIC), com especialização em História Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e PUC-MG e mestrado em Cultura Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Atua como Professora de História na Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto e no Instituto Nossa Senhora do Carmo, em Cataguases.
João Carlos Borges Juste
João Carlos Borges Juste é graduado em História pelas Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) e pós-graduado em Docência Superior pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel.
É professor de História na Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, desempenhando a função de vice-diretor.