LIVRO ROSA

O projeto “Livro Rosa” foi desenvolvido a partir da necessidade de estimular o hábito de leitura nos alunos das turmas de 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Botelho Reis, em Leopoldina. Tendo como referência o livro “Beijar, ficar e outros verbos adolescentes” da escritora cataguasense Ana Idalina Carvalho Nunes, que aborda temas compatíveis com a idade e vivências dos estudantes, o trabalho foi desenvolvido no intuito de fazer com que os alunos percebessem que ler pode, e deve, ser muito prazeroso e divertido. Além disso, o tema do livro foi aproveitado para abordar, de forma saudável e orientadora, um assunto muito presente no cotidiano de nossos jovens.
A Escola Estadual Professor Botelho Reis atende alunos de diferentes partes da cidade, das mais variadas classes sociais e com vivências bastante diversificadas. A maioria desses alunos já havia se deparado com suas primeiras experiências e descobertas adolescentes, fazendo com que a leitura do livro promovesse a oportunidade de esclarecer dúvidas e estabelecer diálogos construtivos sobre o tema, misturando ficção e realidade.
Para iniciar, os estudantes foram convidados a iniciarem a leitura do livro citado. A princípio, houve certa rejeição, mas à medida que os alunos foram adentrando na leitura, a curiosidade foi aguçada sobre como seria o desenrolar de cada personagem e de como iria ser o final da história, pois os alunos se identificaram muito com o enredo, já que o livro relata o primeiro beijo de uma jovem e de todas as inseguranças vivenciadas, experiências estas muito comuns na adolescência.
A leitura do livro pelos estudantes ocorreu durante as aulas de Língua Portuguesa, sendo que, ao final, aconteceu um momento de discussão e esclarecimentos sobre o que foi lido, considerando temas destacados como saúde, comportamento humano e social. Logo em seguida, os alunos confeccionaram panfletos com dizeres considerados mais significativos para eles. Além disso, propôs-se a elaboração de cartazes e resumos sobre a obra. A culminância do trabalho aconteceu com a presença ilustre da escritora do livro na Escola. Ana Idalina Carvalho Nunes foi recebida para uma tarde de autógrafos e uma conversa descontraída para esclarecimento de possíveis dúvidas dos leitores. Neste momento, a Escola aproveitou para colocar em destaque os trabalhos produzidos pelos estudantes
Professora em Destaque
Cristiane Dias Ferreira Louro

Cristiane Dias Ferreira Louro é graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Professor Botelho Reis, em Leopoldina.