LÁ PERTO DA PONTE DO SABIÁ
Por uma pedagogia do DIÁLOGO,
da INSPIRAÇÃO
e da TRANSFORMAÇÃO.
O Evento
O Seminário Regional Escolas Inovadoras tem como objetivo geral reunir profissionais da educação, socializar trabalhos, debater e divulgar, entre a comunidade escolar da rede pública de educação, pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e Secretarias Municipais de Educação, práticas e temas ligados ao desenvolvimento de ações educacionais capazes de transformar a sociedade em que vivemos. Através dele, iremos destacar as práticas exitosas de educadores da rede pública estadual da circunscrição da SRE-Leopoldina, promovendo tempo e espaço para possíveis trocas de ideias e experiências.
Fotos
Videos
Convidada Especial
Professora Gina Vieira
Gina Vieira é professora em Brasília e autora do projeto "Mulheres Inspiradoras" que promove a valorização da figura feminina nas escolas. A iniciativa, que tem como objetivo mudar a visão dos jovens sobre o papel da mulher na sociedade, já conquistou diversos prêmios. O primeiro deles, em 2014, foi o 4º Prêmio Nacional de Educação e Direitos Humanos, apoiado pelo Ministério da Educação. Em seguida, veio a conquista do 8º Prêmio Professores do Brasil e do 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O projeto também foi o vencedor do 1º Prêmio Ibero-Americano. No total, o "Mulheres Inspiradoras" já levou para o Centro de Ensino Fundamental nº 12 de Ceilândia mais de R$ 100 mil em prêmios.
Conheça o Projeto: "Mulheres Inspiradoras"
“Se a educação que a gente está propondo não está provocando transformação social, a gente tem que repensar a educação que está fazendo. ” Gina Vieira.
Mediadores
Alexandre Moreira
Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1976), atua como coordenador da Casa de Leitura Lya Botelho em Leopoldina – MG. Na Casa de Leitura é responsável pela criação e coordenação de eventos, assim como também pela contratação de profissionais e mão de obra necessária para a realização do mesmo..
Idalina Carvalho
Graduada em Filosofia, com especialização em Filosofia, Cultura e Sociedade possui mestrado em Ciências Sociais, pela UFJF. Atuou como professora da escola prisional de Cataguases entre 2012 e 2013. Foi ativista social, criou e dirigiu o VENCER – Instituto de Valorização da Ética na Conduta. É autora dos livros, Quase pecado: poesia e prosa (2001), Meandros: poesia e prosa (2010), Beijar, ficar e outros verbos adolescentes (2014), Criminalizar para punir: a dinâmica de neutralização da juventude pobre e negra do Brasil (2017).
Mariângela Melo
Graduada em Pedagogia pela UFPA e Matérias Pedagógicas pela Faculdade Santa Marcelina (Muriaé-MG) e pós-graduada em Psicopedagogia, Supervisão Pedagógica, Ciência da Religião e Teologia com ênfase em Ensino Religioso. Atua como Coordenadora Pedagógica no Colégio Imaculada Conceição e como Especialista em Educação Básica na Escola Estadual Professor Botelho Reis, ambas em Leopoldina-MG.
Natália Montes
Graduada em História, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases (1999). Possui o curso de Magistério em Educação Artística, além do curso Técnico em Violão e em Flauta-doce, todos pelo Conservatório Estadual de Música Lia Salgado. Atua como professora de História na Escola Estadual Emílio Ramos Pinto e professora de História da Arte e Flauta-doce no Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, ambos na cidade de Leopoldina-MG.
Simone Seoldo
Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Cataguases, é licenciada em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro e pós-graduada em Música e Arte pela FAVENI (Itajubá-MG). Possui os cursos técnicos em Piano e Flauta-doce pelo Conservatório Estadual de Música Lia Salgado. Atualmente ocupa o cargo de Diretora do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado exercendo seu 2º mandato consecutivo.