top of page
Trabalhos Selecionados
Lista de Trabalhos

A LITERATURA COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA


No ensino de História, os professores recorrem em suas aulas, cada vez mais, à aplicação e à análise de fontes históricas como exercícios, ou como meios para reforçar/demonstrar exemplos que auxiliem o aluno a compreender os eventos históricos estudados. Nesta nova perspectiva de ensino, na qual o aluno interpreta o passado por meio da leitura das fontes, ele se torna sujeito da história, uma vez que desta interação aluno-fonte o educando pode reelaborar sua visão sobre o passado e mesmo construir outras interpretações a respeito dos fatos. Uma das fontes bastante utilizada pelos historiadores e professores de História tem sido a literatura, cujos discursos, desde a década de 1950, adquiriram o status de fonte histórica e tornaram-se excelentes registros com informações sobre os costumes, as ideologias, a organização social e a política das épocas em que tais documentos foram produzidos.


Considerando a importância das fontes históricas para o ensino de História, e reconhecendo o valor da literatura enquanto documento relevante para compreensão do passado, foi desenvolvido este projeto que buscou estudar a História do Brasil através da vida e da obra de Monteiro Lobato. Foi escolhido este autor porque, em 2017, comemorou-se o 135º ano do nascimento desse ícone da literatura nacional e pelo fato dele ter criado um símbolo, que por muito tempo esteve associado à representação do sertanejo brasileiro, o personagem Jeca Tatu.

O público-alvo desta experiência foram os alunos do 6º ao 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental da E. E. Luiz Salgado Lima, localizada em Leopoldina. O trabalho foi desenvolvido em conjunto pelos professores de História, Geografia e Língua Portuguesa com o objetivo geral de estudar a vida e a obra de Monteiro Lobato e, ao mesmo tempo, desenvolver nos educandos as habilidades de leitura e escrita, a criatividade e a compreensão da realidade histórica brasileira entre as décadas de 1910 e 1920.

 

Professor em Destaque

Rodolfo Alves Pereira

Rodolfo Alves Pereira é graduado em História pelas Faculdades Integradas de Cataguases, especialista em Ciências Humanas e em Cultura e história dos povos indígenas pela Universidade Federal de Juiz de Fora; mestrando em História pela Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói-RJ. É coautor do blog Acrópole - História & Educação.

Atua como Professor da rede estadual dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, especificamente na Escola Estadual Luiz Salgado Lima, em Leopoldina.



bottom of page