top of page

Por uma pedagogia do DIÁLOGO,

da INSPIRAÇÃO

e da TRANSFORMAÇÃO.

Apoio

Transmissão ao vivo

Assista o Seminário Regional Escolas Inovadora 2018

Dia 20/09/2018

1º Dia | Integra - Parte da Manhã

1º Dia | Parte 2 - Tarde

1º Dia | Parte 1 - Tarde

1º Dia | Parte 3 - Tarde

Dia 21/09/2018

2º Dia | Integra - Parte da Manhã

2º Dia | Integra - Parte da Tarde

About the event

Fotos

O Evento

O II SEMINÁRIO REGIONAL ESCOLAS INOVADORAS: “Por uma Pedagogia do Diálogo, da Inspiração e da Transformação”, assim como em 2017, irá promover tempo e espaço para se destacar as práticas de educadores da região e discutir sobre a construção de uma Escola de qualidade para todos. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro, no CEFET/Campus Leopoldina, tendo como proposta dar visibilidade aos trabalhos realizados no interior de todas as escolas públicas e privadas localizadas nos dez municípios atendidos pela Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina. As práticas serão apresentadas através da formação de mesas-redondas articuladas com cinco temas específicos - Gestão, Currículo, Ambiente, Metodologia e Intersetorialidade, tendo como pano de fundo a formação integral do estudante no que se refere à garantia do desenvolvimento do corpo, da sociabilidade, das emoções e das diferentes linguagens envolvendo um currículo capaz de integrar as dimensões cognitiva, afetiva, ética, estética, cultural, social e política.  

Palestrantes 

Palestrantes

Que Participaram

Maria

do Pilar Lacerda

Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva é graduada em História, em 1979 (UFMG) com especialização em Gestão de Sistemas Educacionais, pela PUC-Minas. Foi professora de História da Educação Básica, de 1976 a 2001 e diretora do Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, de 1993 a 1996. Atuou como Secretária Municipal de Educação neste município, de 2002 a 2007, elegendo-se Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), de 2005 a 2007, onde liderou o Movimento Nacional em Defesa de Recursos do Fundeb para a Educação Infantil. Maria do Pilar foi, também, Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, de 2007 a 2012 e, atualmente, é Diretora da Fundação SM Brasil.

 

O que a escola precisa para se tornar inovadora?

Inovação é uma palavra cada vez mais presente no debate educacional. Mas que tipo de escola pode ser considerada inovadora? Quais são as atitudes necessárias para isso? “Uma escola inovadora é mais do que o uso de máquinas, é aquela que mexe em duas coisas que estão ‘sacralizadas’ que é tempo e espaço”, afirma a ex-secretária de educação básica do Ministério da Educação (MEC) Pilar Lacerda.

Video de Divulgação

Vídeo de Divulgação 

Veja como foi em 2017
bottom of page